segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Cultinhos" - Uma Bênção Para Crianças e Juniores?


         Certamente, as crianças devem ter seu momento e seu espaço na adoração e no louvor nas igrejas cristãs. Também precisam de professores criativos, preparados para ensinar a elas as maravilhas da Palavra de Deus. Encaro esses "jovenzinhos" como "Timóteos" - o presente e o futuro de nossas igrejas. E sobre Timóteo, Paulo disse:

"E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (2 Tmóteo 3:15)


        Interessante que a palavra grega usada para "infância", dirigida a Timéteo, é "bre. fos", e significa uma criança recém-nascida. Os nossos "Timotinhos" precisam de instrução no lar (Deuteronômio 6:6, 7) e no templo. Todavia, andei passeando pelos sites e blogs, em inglês e português, vendo fotos dos "cultinhos" realizados em várias de nossas igrejas. Boa parte desses pequeninos não aparece nas fotos com a Bíblia, sendo que parecem já possuir mais de sete anos. Posso pensar? Se esses cultinhos forem ocasiões para apenas retirar os filhos irriquietos da igreja, para deixar os pais mais sossegados e servirem ainda para isentar os pais de falarem de Bíblia com seus filhos, estes crescerão em estatura, mas não em sabedoria e em graça. (Veja Lucas 2:52) Não se firmarão na Palavra. Se esses cultinhos apenas ensinarem desenhos bíblicos, brincadeiras, e não houver professores capacitados para ensinar Bíblia às crianças como se deve, pobre dessa criançada. Agora, observe que criancice de certos professores nossos, durante os cultos bíblicos: Enquanto ele repousa confortávelmente e até dorme, as crianças, ao som de Aline Barros (nada contra ela), por exemplo, se divertem com seus louvorezinhos para elas. Por isso há crianças que já pedem assim:"Pai, Mãe, posso assistir ao cultão?" Protesto! As crianças das seitas TJ, Mormonismo e Espiritismo sabem muito mais a Bíblia do que nossos filhos. Uma professora responsável pelo cultinho confessou:
 "A nossa igreja nos dá material muito fraco. E as crianças precisam aprender sobre Jesus, bem cedinho."

        Quando fui pregar numa igreja, observei uma professora conquistar a atenção de 200 criancinhas. Sua voz, seus gestos, sua atenção - tudo indicava o preparo dela. Não resisti e pedi para ficar no local deles, momento da EBD que antecedia a mensagem do preletor. A professora fazia a diferença. Mas explicou:

"A igreja investiu em meu treinamento, por isso, senti-me mais capacitada para motivar os jovenzinhos."

        Mas em muitos cultinhos, uma lástima! Como visito muitas igrejas, sem querer querendo já percebi crianças, nesses momentos com Deus, disputando figurinhas do Pokemon, pintando um pica-pau crente, outra com um fone num dos ouvidos escutando o jogo. Sei que era jogo, porque gritou: gooool do Coríntians! E nenhuma dessas crianças portava uma Bíblia. Que contraste com crianças adeptas de seitas, no que se refere a' participar de suas reuniões e ter conhecimento do que aprendem! Pais, pastores, professores e lideranças: Os pequeninos, - crianças e juniores - todos precisam aprender a gostar mais da Bíblia para que se observe neles a influência do Deus triúno em suas vidas. (Salmo 119:97) Criança que não cresce na fé, que nem leva a Bíblia para o culto, devido a um ensino deficiente nas igrejas e a cultinhos ocultinhos, provavelmente será problema para os pais. Crescerá só no tamanho físico. Vergonha para nossas igrejas. Não é à toa que quando fui professor do ensino médio (antigas 5a. a 8a. séries), os alunos mais levados e irriquietos eram os filhos de evangélicos. Tudo isso refletia a qualidade do ensino cristão dado a elas pelos pais e nos chamados cultinhos. Crianças cristãs precisam deixar brilhar suas luzezinhas. A do seu filho brilha? Pense nisso.


Autor: Fernando Galli




segunda-feira, 28 de maio de 2012

0 Piquenique no parque com a família...


No ultimo sábado, realizamos um piquenique do parque, a proposta eramos reunir a família de cada criança do ministério infantil e também amigos e toda igreja...
Foi um dia maravilhoso,com um céu azul perfeito, digno da criação do Senhor,  muitas crianças compareceram, entre elas parte do grupo de adolescentes da IBSM.
Oramos, brincamos, conversamos e relaxamos... com certeza foi um dia especial para cada criança ali ! 

Agora muitas fotinhas...











E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 
Hebreus 10:24-25




terça-feira, 8 de maio de 2012

segunda-feira, 30 de abril de 2012

2 BERÇÁRIO.

Você já ouviu alguma destas frases de alguém?

1.Ensinar bebês? Eles não entendem nada!

2. Não há necessidade de preparo, boa vontade serve!

3. Gastar espaço e dinheiro com bebês? Que desperdício!

4. Alimentando e trocando a fralda, esta ótimo, mais pra que?

5. Não se preocupe, qualquer cantinho serve pra acomodar os bebês

6. Olhando os bebês, para os pais assistirem o culto sossegados, esta ótimo.


Ou... você mesma já pensou assim? 



Vejamos alguns argumentos para justificar o trabalho com bebês na igreja, criando um espaço para os mesmos chamado : BERÇÁRIO.


1. Desde a gestação o feto precisa de cuidados através de sua mãe (alimentação, acompanhamento médico, vitaminas, amor, carinho, oração. benção, etc..) porque deveria deixar de recebê-los quando nascesse? 


2. Psicólogos e pedagogos afirmam que os 6 primeiros anos de uma criança são a base para todo o desenvolvimento mental, emocional e físico, e o desenvolvimento espiritual, onde fica?


3. Se a ciência comprovou que um feto aprende no útero e dependendo da estimulação e investimento que é dado a um bebê ele vai longe, porque tanto descaso com os bebês na vida espiritual, e na igreja?


4. Satanás busca ferozmente atacar uma vida desde o ventre, angariando pactos com mulheres gestantes que oferecem seus bebês a ele. Satanás não perde tempo, sabendo que o investimento é na raiz de uma árvore frondosa e não em suas folhas.


5. Os maiores assassinatos que a Bíblia relata no velho testamento são a matança dos meninos hebreus à mando de Faraó, onde Moisés foi poupado ( Êxodo 1:15 a 22 ) e no novo testamento a matança de todos os meninos de Belém e arredores, de 2 anos para baixo (Mateus 2:16 a 18). Porque nas duas matanças não foi ordenado matar adolescentes, jovens ou adultos? E sim bebês e crianças tão pequeninas?


6. Devido a percepção e sensibilidade de um bebê, as coisas que acontecem marcam suas vidas. Quando ele vai a igreja e encontra pessoas preparadas e amorosas a sua espera em um ambiente limpo e alegre, ele terá a impressão de que a igreja realmente é um lugar feliz e onde ele é amado, caso contrário que marcas ficarão? (Não me espanto ao ver tantas crianças pequeninas não gostarem de ir a igreja e chorarem na sala onde são obrigadas a ficar durante o culto...).


7. Nesta fase tudo contribui para moldar a personalidade e o desenvolvimento da criança, não deveria a igreja ser uma dessas influências?


8. A rapidez do crescimento é assustadora nessa fase, a criança nasce sem poder erguer a cabeça e em 2 anos já pode andar, correr, pular! São grandes progressos, aprendizados e conquistas, para toda uma vida, em um curto espaço de tempo. Vamos deixar a formação espiritual passar em brancas nuvens?





9. Algumas bases bíblicas: Mateus 21:16 / Salmos 8:2 / Samuel 1:11 e 1:27 / Jeremias 1:5 / Moisés 1:22 e 22 / Juízes 13: 2 a 12 / Lucas 2:52 / Lucas 1:80 / Lucas 1:41 / Lucas 1: 13 a 17




Profª Claudia Guimarães

Trechos extraído da apostila do curso:

"No Berçário também se aprende!"




Estes são alguns de nossos bebês...




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...