Mostrando postagens com marcador significados da páscoa cristã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador significados da páscoa cristã. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de março de 2013

0 Páscoa.

LAMBI – Uma história de liberdade - Baseado em Êxodo 12

Excelente texto extraido do blog Sementinha Kids..

Josué era um menino Israelita, morava no Egito com a sua família como escravo. Todo Israel esperava a libertação vinda do Senhor.
Ele sentava na calçada esperando o pai voltar para brincar, mas quando via ele chegar cansado sabia que de novo não brincaria. Mas ele se consolava com o seu cordeirinho Lambi, seu grande amigo. Josué só tinha Lambi.
Figura 2

Chegando à noite o pai disse para a família
-Fiquei sabendo que Moises vai falar com Faraó, ele vai pedir para que Faraó deixe Israel ir adorar a Deus.
Toda a família recebeu a noticia com medo, pois sabiam que Faraó era um senhor terrível e dificilmente os libertaria.
Figura 3

Depois dessa conversa, enquanto Josué ajudava sua mãe com a louça, começou a pensar o que esperaria por ele daí alguns anos. Josué era o primogênito da família, ou seja, o primeiro filho, e logo deveria trabalhar duro como escravo. Isso o entristecia muito.
Figura 4

Passados uns dias Moises convocou os homens Israelitas, e disse que essa seria a noite da libertação, e que todas as famílias de Israel deveriam seguir as instruções que Deus dera.
Os homens ficaram muito felizes e se dispuseram obedecer a Palavra de Deus.
Figura 5

De noite, Josué viu seu pai com um certo nervosismo, e ainda por cima de faca na mão saindo de casa. Josué decidiu segui-lo. E para sua surpresa, viu que seu pai estava indo direto para o curral pegar Lambi, seu cordeirinho.
Josué deu um grito de desespero.
– Não pai!!! esse é o meu cordeirinho!!! ele é meu amigo!!! O que o Senhor vai fazer com ele?
-Meu filho, esse é o melhor cordeirinho que nós temos para ser oferecido em sacrifício; ele não tem nenhum defeito. Deve ser este. Sinto muito meu filho.
Figura 6

O pai não duvidou nem por um momento, e matou Lambi.
-Por quê papai? Por que o senhor fez isso? – perguntava Josué para seu pai.
-Meu filho, o cordeiro morreu para salvar a sua vida e a nossa.
Josué não estava entendendo nada do que seu pai falava.
Figura 7

Então o pai pegou o sangue do cordeiro e passou no umbral da porta da casa. E falou:
-A morte passará esta noite pelas casas do Egito, mas não entrará onde estiver passado o sangue do cordeiro.
Figura 8

Cada pai das famílias Israelitas fez a mesma coisa naquela noite. E todos comeram a PASCOA, o cordeirinho sacrificado. Todos estavam vestidos e preparados para sair de viagem.
Enquanto isso, a família orava ao Senhor; e Josué pensava em todos os fatos ocorridos.
-Lambi, você foi morto por mim? Será que seu sangue vai me salvar de verdade da morte e me trazer liberdade?
Figura 9

Mas, a meia noite, do jeito que Deus tinha falado pelo seu servo Moisés, a morte passou por sobre todos os primogênitos do Egito. Pessoas e animais. Em cada casa podia-se ouvir lamentos e prantos.
-Porque aconteceu isso com a gente? Porque os nossos deuses não impediram esta mortandade? – era o clamor dos egípcios.
Figura 10

Mas entre o povo de Israel tudo era muito diferente. Deus tinha guardado em paz e dado muita alegria a todos. O sangue do cordeiro tinha salvado os primogênitos. Todos estavam muito agradecidos a Deus.
Figura 11

Desesperado Faraó chamou Moisés e tomou por fim a grande decisão de deixar o povo de Israel ir e servir ao Senhor Deus.
-Vão de uma vez! Agora! Vão e sirvam ao seu Deus! –disse Faraó muito irado.
Figura 12

Todos os egípcios fizeram a mesma coisa, eles entregaram seus bens, roupas, gado, ouro, jóias, tecidos para os Israelitas. Os Egípcios ficaram com muito temor e deram a liberdade a todos os escravos. Agora eles eram livres, e já estavam prontinhos para sair. Tudo tinha acontecido como Deus tinha falado ao seu servo Moises.
Figura 13

Josué e todo o povo entenderam que graças à morte do cordeiro, eles tinham sido salvos e livres da opressão e do jugo de Faraó. Essa foi a primeira páscoa.
-Querido Lambi, nunca esquecerei que a sua morte me deu a vida!! –falou agradecido Josué.
 
 
 
 
 Aplicação:

Esta é a historia da primeira páscoa. Os israelitas tiveram que derramar o sangue do cordeiro nas ombreiras e vergas das portas. Naquela noite, o primogênito de cada casa seria morto onde não houvesse sangue.
Vejamos João 1:29 Quem foi chamado de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?
Sim, Jesus! O sangue de Cristo foi derramado na cruz pelos nossos pecados. Nós éramos escravos do pecado destinados à morte. Mas, o Senhor Jesus Cristo morreu por todos, e derramou o Seu sangue por todos os pecadores, para que sejamos livres da morte, assim como os israelitas.
Porque Jesus é chamado de “Jesus a nossa Páscoa”? Porque assim como Lambi, ele morreu para que possamos viver!
Que poder tem o sangue de Jesus? 1 João 1:7
Assim como os Israelitas, para sermos salvos devemos crer que o sangue de Jesus, nosso cordeiro, é capaz de nos limpar de toda condenação e pecado. E depois de termos fé, depois de termos crido, devemos confessá-lo como nosso Senhor.
Certamente éramos escravos do pecado, mas fomos libertos da escravidão para vivermos uma nova vida. Cristo é quem nos liberta da escravidão do pecado.
A páscoa então era aquela ceia dos Israelitas antes da libertação. Jesus depois instituiu a nova páscoa. Nós celebramos a ceia que relembra Cristo, o nosso cordeiro pascal. Jesus é a nossa páscoa. E o mais maravilhoso é que Jesus não permaneceu morto, mas ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos! Ele está vivo e quer morar no seu coração.

0 Dicas para páscoa...



É cada dia mais se aproxima da data que é a mais importante para nós cristãos... a páscoa !
E como é gostoso prsentear os pequenos com mimos... segue algumas dicas colhida na net.Cliquem nas imagens para ampliar !

Este marcador de paginas foi um sucesso ano passado, cantamos a famosa musiquinha  com o ritmo do coelhinho da páscoa ,porém com uma letra verdadeira !






domingo, 8 de abril de 2012

4 Culto de Páscoa

No culto de Páscoa de hoje, após nosso momento de louvor com a voz graciosa e doce da Milena
Os Jovens nos presentearam , com uma peça teatral sobre a páscoa...
os pequenos amaram !
Cada pequeno seguiu para sua salinha e dei inicio ao culto de páscoa do Juniores
Usei um dinâmica que uma amiga muito querida me ensinou...
Quebrei um ovo de galinha num copo, e perguntei quem gostaria de beber... a penas 2 se manifestaram , meio desconfiados...

Ofereci então R$ 10,00 para quem bebesse aquele ovo e mais as cascas que acabará de ser triturada no copo!
Três se manifestaram, e a todo o momento perguntavam se eu daria mesmo o dinheiro !!!
Então propus que apenas 1 destes três bebessem, o ovo com cascas trituradas por R$ 25,00 ,  porém quem levaria o dinheiro era uma amiguinha que nem se quer se propôs a ser voluntaria !

A maioria ficou, indignada!
Mas, apenas um aceitou, mas logo avisou, lá fora dividiremos o dinheiro ! rs...

Então, comecei dizendo que todos ali, foram se disponibilizando em maior quantidade, de acordo que aumentei o valor, de graça e em graça, ninguém aceitou, alias aceitou sim, mas com a condição de fazer  um acordo, um divisão do dinheiro, fora da igreja !
Porém...
Jesus, deu sua vida por nós e não cobrou nada, alias ele mesmo pagou, com sua própria vida ! Quer prova maior deste  amor?

Como os Juniores são maiorzinho, e mais entendidos da palavra, começamos a ler algumas passagens da bíblia, que fala do inicio, sobre a  Páscoa Judaica, relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Editei dois vídeos em 1, libertação do povo judeu do Egito (até 8 minutos) dei uma pausa, lemos algumas passagens da palavra, sobre o momento do filme e seguimos para o próximo vídeo, a Paixão de Cristo,  ( editado em 8 minutos )  - momentos da crucificação, o que os deixaram bastante impressionados e muito emocionados...

Então, falamos dos significados que usam para falar da páscoa, do coelho, do cordeiro, da cruz, do pão e do vinho,  Oramos e por fim abrimos um ovo de chocolate, e finalizamos que comer chocolate é bom , mas bom mesmo é saber que não somos mais escravos , somos livres por Jesus, e Ele está vivo , venceu a morte , e voltará !
Aleluia...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...